Asfixia – matéria jornalística comentada

Prezados alunos,

Leiam a seguinte matéria do portal G1 e vejam os comentários abaixo.

MATÉRIA: clique aqui

Comentários do professor:

O exame do Instituto Médico Legal (IML) mostra que o homem de 49 anos teve um trauma na coluna que tirou sua vida. O documento ainda informa que não foi encontrada água nos pulmões de Sidnei.

Notem que a inexistência de águas nos pulmões foi DETERMINANTE para a EXCLUSÃO do sinistro de AFOGAMENTO.

Mesmo imerso em água, o pulmão ainda retém muito oxigênio e monóxido de carbono. Assim sendo mesmo, sob pressão da água estes gazes (naturais do organismo) impedem que o pulmão se “contamine” com a água do ambiente

“Morte violenta pode ser homicídio, suicídio ou acidente”, disse o delegado Pascoal Ditura, nesta quinta-feira (24) ao G1.

Vejam que o Delegado NÃO afirma nada! Apenas define “morte violenta” de forma generalizada. Assim deve agir um bom profissional já que as possibilidades são muitas.

“A avaliação interna não apresenta sinais necroscópicos compatíveis com morte por afogamento”, escreveu a médica legista na última quinta-feira (17).

Os sinais internos a que se refere a médica legista são a “tríade da asfixia” que solicitei ao senhores para DECORAREM ou até mesmo TATUAREM em seus corpos (de forma jocosa) dada a importância destes elementos:

São eles

  1. Sangue fluído claro (para o afogamento!! nos demais casos é escuro),
  2. Petéquias de Tardieu, e
  3. congestão visceral.

No informe seguinte do laudo, podemos fazer uso dos conhecimentos adquiridos na etapa passada de nossos estudos:

Um agente “contundente” foi usado como instrumento para fraturar a coluna de Sidnei, de acordo com o exame. “Observou-discreto sangramento em canal medular cervical e fratura, luxação das vértebras C1-C2”.

Ou seja, o cidadão levou uma pancada na nuca e ocorreu uma separação – com rompimento dos ligamentos – em sua coluna, com um “discreto” sangramento.

Vejam as imagens: (estas imagens não são exatamente do caso acima, mas retratam bem a situação ocorrida)

Clique para ampliar.
Clique na imagem para ampliar.

 

Note o deslocamento de C6 e C5
Note o deslocamento de C6 e C5 – clique na imagem para ampliar.

 

Levem outras ponderações sobre este caso para a sala de aula!

Solicito aos alunos que para ficarem “nas graças do professor” levem outras matérias como esta em sala de aula.

GRATO A TODOS!!!

 

 

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