Um semestre didaticamente proveitoso

A FAPAM vem promovendo conosco, seus professores, vários encontros sobre metodologias e inovações didáticas para trabalharmos as habilidades de nossos alunos.

Neste sentido tenho me esforçado para oferecer aos alunos um padrão diferenciado de avaliações, trabalhos extracurriculares visando contatos com  uma miscelânea de formas de demonstrarem sua evolução no curso.

Eis algumas das realizações deste semestre:

Três peças de teatro

Três audiências sumuladas

Dois processos simulados

Dois pareceres com peça recursal

Avaliações / questões diferenciadas

Teatro:

Matéria jornalística do anúncio das peças

Primeira peça:

O Homem Santo / O Homem que voltou do Purgatório
O Homem Santo / O Homem que voltou do Purgatório

Segunda peça:

A Caixa de Pandora
A Caixa de Pandora

Terceira peça

Ha Mulher Honesta
Ha Mulher Honesta

Audiências simuladas:

Primeira audiência

Julgamento de Charlotte Corday
Julgamento de Charlotte Corday

Segunda audiência

Condenação de Maria Stuart
Condenação de Maria Stuart

Terceira audiência

A Envenedadora
A Envenenadora

 

Processos Simulados:

Primeiro processo

Inventário
Inventário

Com três incidentes: Habilitação de Crédito; Investigação de Paternidade e Sonegados.

 

Segundo processo

Inventário
Inventário

Processo de inventário com um incidente de Habilitação de Crédito e incluindo o Formal de Partilha.

 

Pareceres:

Uma intricada decisão judicial gerou uma grande confusão. O magistrado confundiu vários institutos de processo civil. A tarefa dada aos alunos foi elaborar um parecer onde analisassem os institutos e formularem um recurso. O aproveitamento foi excepcional.

 

Avaliações:

Bis...
Bis…

Dentre várias formas de avaliação destaco uma divertida onde cada aluno pegava um chocolate BIS com um número correspondente a um artigo do Novo Código de Processo Civil para ser interpretado conforme as orientações do professor em sala de aula. Novamente aproveitamento excepcional por parte dos alunos!

 

Conclusões

Não basta a Instituição incentivar o professor em novas metodologias: é necessário que o professor as aplique;

Não basta o professor aplicar didáticas diferentes: é importante o engajamento dos alunos;

Não basta o esforço dos alunos: é necessário resultados.

POSSO AFIRMAR QUE ESTE SEMESTRE OBTIVE APOIO DA INSTITUIÇÃO E ENGAJAMENTO DOS ALUNOS… E MAIS: OS RESULTADOS FORAM MUITÍSSIMO SATISFATÓRIOS.

 

 

One thought on “Um semestre didaticamente proveitoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *